Este final de semana foi realizada uma visita técnica à cidade de São Joaquim pelos pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Campus Continente.
Os estabelecimentos abriram suas portas colaborando com os pesquisadores e o projeto de extensão que visa levantar todas as informações da cidade como hospedagens, restaurantes e equipamentos para a criação da rota Enoturística para a Cidade de São Joaquim.
O IFSC irá apresentar este diagnóstico para a prefeitura da cidade e o produto desta pesquisa será um site com todas as informações onde o turista poderá pesquisar opções de hospedagem, lugares para visitação, equipamentos turísticos e elaborar seu roteiro dentro da Cidade antes mesmo de sair de casa.
São Joaquim possui uma boa infraestrutura com restaurantes e passeios para todos os gostos e bolsos, uma rede hoteleira com quase 1.000 leitos entre hotéis e pousadas e com certeza é um passeio que agrada a família, aventureiros e esportistas.
A Cidade está receptiva às mudanças e adaptações necessárias para atender cada vez melhor o turista de inverno em busca das baixas temperaturas que consolidam a região como a mais fria do país.
Este turista costuma ficar na região e visitar também as cidades vizinhas, o Governo juntamente com a iniciativa privada vem investindo cada vez mais para atender a demanda desse turismo que não para de crescer na Serra Catarinense.
Está sendo mapeado tudo o que a cidade e a região podem oferecer ao turista incluindo o que precisa melhorar esta pesquisa não está restrita à cidade, pessoas de outros estados também estão contribuindo e os dados vão informar até que ponto a região é ou não conhecida, muitas ideias e sugestões já estão surgindo, todos têm a ganhar muito.
A previsão de término da pesquisa é em setembro deste ano e para aqueles que não vão esperar até lá e pretendem visitar a Região, ao chegarem à Cidade de São Joaquim vão encontrar um Centro de Informações turísticas.
Vejam a cobertura de fotos desta visita técnica no facebook.
Eunice Ferreira